quarta-feira, 24 de setembro de 2014

10 DICAS PARA CULTIVAR PLANTAS EM ESPAÇOS INTERNOS
Uma intervenção que deixa qualquer espaço de interiores agradável é inserir paisagismo ao espaço. Mesmo que seja apenas um pequeno vaso de flor ou arbusto. Entretanto, a manutenção e o tratamento das plantas fazem com que os clientes desistam  em manter um jardim ou horta. Mas sabemos que o paisagismo alegra  as pessoas e deixa os espaços harmônicos.
Com isso, hoje resolvi compartilhar algumas dicas simples para quem  tem alguma planta ( ou várias)  em casa ou deseja iniciar esta atividade.
Olha só:
Dica 01- Crie um jardim de fácil manutenção - Utilize plantas em vasos a fim de proporcionar um ambiente agradável e fácil de manter. Se falta tempo, dê preferência a plantas que possuem apenas folhagem.
(Fonte:natalianoleto.com.br)
Dica 02 – Plantas em terraços e coberturas – Para varandas e coberturas é necessário avaliar o peso ( terra + recipiente + água + planta). Neste caso, vasos de plástico ou fibras são mais leves.Outra dica legal, é preencher internamente com pedaços de isopor no lugar de pedras ou cacos. Plantas de raízes curtas são ideias para esta adaptação.
(Fonte: Morar Mais por Menos Rio de Janeiro)
Dica 03- Parede vertical- Bem interessante para varanda pequena  é a instalação de jardim vertical. Painéis e treliças são ótimos para fixar trepadeiras, além de ser boa solução para  barreira visual e/ou ajudar a reduzir o vento.
(Fonte: Casa Cor Rio de Janeiro Divulgação)
Dica 04- Drenagem da água – Quando falamos de plantas de interiores, pensar na drenagaem da água é fundamental. Para isso, verifique os furos dos recipientes a serem utilizados e utilize cacos de madeira para ajudar na absorção da água. Em vasos pequenos, saquinhos de chá também substituem os tradicionais cacos.
(Fonte:aqui)
(Fonte:natalianoleto.com.br; Casa Cor Brasília)
Dica 05- Escolha do recipiente – No mercado há vários tipos de recipientes: vasos ou jardineiras de plástico, arame, madeira, pedra terracota… Mas há também alternativas como inox, cerâmica, porcelana…Abuse de sua criatividade.
(Fonte:1 – Morar Mais por Menos Rio; 2- Morar mais por Menos Goiânia;3-dwell.com)
Dica 06 – Cuidando das plantas  em vasos – Como não há contato direto com o solo, as plantas exigem mais atenção e cuidado. É preciso pensar nos nutrientes, nas possíveis pragas e doenças e também na poda das folhagens.
(Fonte: Casa Cor Rio de Janeiro Divulgação)
Dica 07 – Luz – Para cada espécie de planta há um tipo de luminosidade específica. Há opções de plantas de pleno sol, meia-sombra e sombra. Por isso, peça orientação para a espécie ideal para o seu espaço.
(Fonte:natalianoleto.com.br)
Dica 08 – Pendure vasos – Pense no melhor posicionamento para regar bem as plantas do vaso.
Dica 09- Ferramentas necessárias – Alguns ítens são necessários para cuidar bem das plantas. São eles: regador, tesoura comum, tesoura de poda, luvas, pés para suporte de vasos.
(Fonte:natalianoleto.com.br)
Dica 10- Paciência e cuidado. Para manter um belo jardim  é preciso separar um  tempinho para  regar, fofar a terra,adubar como também observar se não tem nenhuma manifestacão de praga. Com esses cuidados, suas plantas agradecem!     
(Fonte: Casa Cor Rio de Janeiro)
Até o próximo post!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário